Menu
voltar aos cursos

Modelagem de processos

Durante a modelagem de processos de negócio, podem surgir várias situações que não são facilmente representadas por fluxos de processos, mesmo utilizando-se a notação BPMN – Business Process Model and Notation.

Os profissionais que atuam na modelagem de processos muitas vezes se deparam com situações de maior complexidade em que decisões precisam ser representadas no processo. Tais decisões podem ter vários graus de complexidade de vários parâmetros e aplicação de regras específicas (Regras de Negócio) para se chegar à execução correta do processo. Há também casos em que não é apenas uma regra de negócio a ser utilizada, mas pode haver um conjunto de regras que serão escolhidas ou executadas a partir da avaliação de vários parâmetros. E como representar isso dentro da modelagem de processos?

A boa notícia é que existem técnicas e notações que estão se consolidando no mercado e que podem ser utilizadas de modo complementar à notação BPMN, proporcionando uma simplificação e maior eficiência na representação dos processos mais complexos que envolvem Decisões e Regras de Negócio. Uma dessas mais recentes notações é a DMN – Decision Model and Notation, que desde fevereiro de 2014 já tem uma versão inicial publicada e gerida pela mesma entidade responsável pela notação BPMN.

Este é um curso que vem atender a uma demanda crescente dos profissionais da área de processos que precisam utilizar formas complementares mais modernas de representação para modelar Decisões Operacionais e Regras de Negócio que fazem parte dos processos de negócio das organizações.

A Instrutora

Ana Catarina Lima Silva

O Objetivo do curso

Só conhecer BPMN não é suficiente para a representação de toda uma gama de complexidade que as empresas possuem em vários de seus processos. Este curso vem cobrir essa lacuna na representação de Decisões Operacionais e Regras de Negócio, não só do ponto de vista do entendimento e compreensão do que são cada um desses elementos, para sua correta identificação, mas também do ponto de vista prático de aprendizado das técnicas e notações que devemos utilizar para sua correta representação.
Este curso também permite a adequada contextualização dos momentos e forma de registro dessas representações.

Através de uma abordagem prática no aprendizado e entendimento de como representar Decisões Operacionais e Regras de Negócio dentro dos processos, o participante sairá preparado para fazer uso de tais técnicas e notações, permitindo uma maior liberdade, eficiência e adequada desenvoltura na modelagem de processos mais complexos e resultados praticamente imediatos no uso das notações dentro das mais diversas situações no mapeamento e modelagem dos processos.

Este curso traz o foco nos principais elementos de representação visual de Decisões Operacionais e Regras de Negócio, o que permite um domínio necessário para a maioria das situações que ocorrem nas organizações.

Este curso não ensina BPMN, mas formas de representação de Decisões e Regras de Negócio que poderão ser utilizadas de modo complementar, sem nenhum conflito com a notação BPMN, e com ganhos enormes no resultado final.

O curso traz um enfoque prático abordando os seguintes assuntos:

  • Modelagem utilizando a mais recente norma para representar Decisões: o DMN – Decision Model and Notation
  • Modelagem visual de Regras de Negócio
  • Representação de situações complexas através de Tabelas de decisão

Diferenciais do Curso BPMN na Prática

  1. Curso exclusivo, trazendo informações de ponta para representação de Decisões Operacionais e Regras de Negócio;
  2. Cobre as melhores práticas para representação de Decisões e Regras de Negócio, em um enfoque alinhado ao conjunto de conhecimentos da área – BPM CBOK® e que pode ser utilizado de modo complementar à notação BPMN;
  3. Curso prático e dinâmico, com aprendizado progressivo;
  4. Cada aluno recebe um material que poderá ser utilizado para apoio futuro;
  5. Aulas presenciais permitindo o enriquecimento da experiência dos participantes e a criação de oportuna rede de relacionamentos e oportunidades;
  6. Instrutora Certified Business Process Professional – CBPP Blue Seal e uma das principais lideranças de BPM em Minas Gerais.

Público Alvo

Profissionais de processos, analistas e gestores de processos, profissionais da qualidade, analistas de negócio, analistas de requisitos e profissionais de TI, estudantes universitários (graduação e pós-graduação), profissionais que desejam iniciar sua carreira na área ou buscam atualização profissional, e quem deseja aperfeiçoar a representação de processos com alternativas que estendem de modo complementar o padrão BPMN.

Programa

Módulo 1 – Introdução a Decisões Operacionais e Regras de Negócio

  • Conceitos importantes: Decisões Operacionais, Regras de Negócio e Tabelas de Decisão
  • Manifestos
  • Tecnologias para modelagem de Decisões Operacionais e Regras de Negócio

Módulo 2 – Regras de Negócio

  • Notação para representação de Regras de Negócio
  • Exemplos
  • Estilo e boas práticas
  • Exercícios

Módulo 3 – Tabelas de Decisão

  • Metodologia de construção de Tabelas de Decisão
  • Otimização de Tabelas de Decisão
  • Exemplos
  • Exercícios

Módulo 4 – Decisões Operacionais

  • Notação para representação de Decisões Operacionais
  • Exemplos
  • Estilo e boas práticas
  • Exercícios

Módulo 5 – Prática Integrada

  • Recomendações para análise da modelagem de Decisões Operacionais e Regras de Negócio
  • Exercícios

Equipamento

Cada participante deve levar seu notebook.
Configuração mínima:

  1. Processador com no mínimo 1.6 Ghz
  2. Memória RAM de 1 GB
  3. HD com espaço de 1 GB para exercícios e instalação da ferramenta de modelagem
  4. Windows XP, Vista ou acima da versão 7
  5. Wi-fi
  6. Mouse (vai ajudar bastante)

OBS: Computadores MAC (Apple) precisam ter instalada a máquina virtual com Windows

Não é necessário levar material adicional.

Blog

Parceiros

parceiros