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Glossário

ABPMP-BR
Sigla do capítulo brasileiro da associação dos profissionais de processos de negócio (Association of Business Process Management Professionals), uma entidade sem fins lucrativos, independente de fornecedores, dedicada à promoção dos conceitos e práticas de BPM. A ABPMP é orientada e conduzida por praticantes de BPM. Site: www.abpmp-br.org

ACM
Adaptive Case Management (ACM) é uma abordagem que provê suporte a processos não estruturados (baseados em conhecimento, como as próprias metodologias).

APQC
American Productivity & Quality Center (APQC) é uma organização internacional sem fins lucrativos de benchmarking, melhores práticas e pesquisas de gestão de conhecimento. Foi criada em 1977. Sua missão é aumentar produtividade das organizações. Possui um bancos de dados inclusive de classificação de processos – Process Classification Framework – PCFTM. Site: www.apqc.org

Automatização de processos
Aplicação de um sistema de controle a processos produtivos, administrativos ou comerciais com o objetivo de reproduzir as suas funções automaticamente, sem a intervenção direta do homem.

BPaaS
Business Process as a Service (BPaaS) é um processo de negócio (Business Process) completo fornecido como um serviço – por exemplo, processo de faturamento, RH, folha de pagamento, publicidade, dentre outros.

BPM
Business Process Management (BPM) é um enfoque disciplinado para identificar, desenhar, executar, documentar, avaliar, monitorar e controlar processos de negócios automatizados e não automatizados para atingir resultados consistentes, alinhados com objetivos estratégicos da organização. BPM envolve a definição deliberada, consistente e cada vez mais apoiada por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócios ponta-a-ponta, que levam a resultados melhores, criam valor e habilitam a organização a atingir seus objetivos de negócios com maior agilidade.

BPMM
Business Process Maturity Model (BPMM) é um Modelo de Maturidade de Processos de Negócio criado com base no CMMI, em 2008 pela OMG – Object Management Group (http://www.omg.org). O modelo permite que uma empresa se organize e planeje suas metas rumo à maturidade na orientação a processos. Da mesma forma que o CMMI, possui 5 níveis de maturidade, mas que olha diretamente a gestão dos processos de negócio.

BPMN
Business Process Model and Notation (BPMN) é a especificação para modelagem visual de processos com objetivo de promover uma interface simples, mas poderosa que possa ser utilizada tanto por profissionais de processos e sistemas, como por usuários.

BPMS
Business Process Management Sytem/Suite/Software (BPMS) são soluções de aplicações integradas de software para gerenciamento de processos de negócio. (Fonte: CBOK versão 2.0).

BSC
Balanced ScoreCard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.

CBPP
“CBPP® (Certified Business Process Professional) é uma certificação profissional registrada da ABPMP International que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management). Baseia-se em um programa de certificação padronizado mundialmente que reconhece que um profissional atendeu pré-requisitos de experiência prática em gerenciamento de processos e possui conhecimento e habilidade para articular princípios e práticas definidos no Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento da ABPMP, o BPM CBOK®. A certificação CBPP® é uma conquista pessoal, não é uma organização ou unidade de negócio que é certificada.” FONTE: ABPMP-BR

CMMI
Modelo de maturidade de processos de sistemas, software, aquisições ou serviços relacionados de uma organização de TI que sugere implementar práticas específicas e genéricas para aumentas a qualidade e aceitação do produto final e diminuir o retrabalho e refugos. O CMMI contempla cinco níveis de maturidade: inicial, gerenciado, definido, gerenciado estatisticamente e otimizado.

CMMI-DEV
CMMI for Development (CMMI-DEV) é a versão do CMMI que se dirige ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.

IBO
Intelligent Business Operations (IBO) é o conceito que considera a integração entre tecnologias analíticas, de gerenciamento de decisões, sociais e de mobilidade em seus processos, além das aplicações que permitem tudo isso acontecer nas organizações com propósito de tornar as operações de negócio mais inteligentes.

iBPMS
Intelligent Business Process Management Suites (iBPMS) expande o conceito do BPMS pela adição de novas funcionalidades necessárias para suportar o IBO, como análise de negócios em tempo real, processamento de eventos complexos (complex-event processing-CEP), media social para suportar colaboração, além de tecnologias para suportar o crescimento de requisitos para mobilidade. Esse foi um termo que Gartner Group passou a utilizar para representar as tecnologias que trazem essas características.

Modelagem de Processos de Negócio
É um mecanismo utilizado para representar os processos executados dentro de uma organização, podendo representar tanto a situação atual quanto a situação futura.

Modelo de Gestão
Modelos de gestão representam processos de gestão da organização, as autoridades e responsabilidades, papéis e posturas, critérios de avaliação e estilo de gestão, podendo ser utilizados pelas empresas, pois servem como um exemplo já existente de práticas já reconhecidas pelo mercado. Para utilização, as empresas realizam modificações necessárias para a necessidade de cada organização.

PMI
O Project Management Institute (PMI) é a principal associação mundial de gerenciamento de projetos. O PMI foi fundado em 1969 sua meta principal é avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o mundo, de uma maneira consciente e pró-ativa, para que as organizações em todos os lugares apóiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos – e então atribuam seus sucessos a ele.

PCF
Estrutura de Classificação de Processos (PCF – Process Classification Framework) da APQC – American Productivity and Quality Council. Criado originalmente em 1992 pela APQC e por um grupo de membros, a estrutura de trabalho tem sido utilizada por muitas organizações em uma base mundial. Serve como modelo corporativo de alto nível independente de segmento de negócio e permite organizações verem suas atividades a partir de um ponto de vista de processo inter-segmento.
O PCF está disponível para organizações de todos os segmentos de negócio e tamanhos sem qualquer cobrança, visitando o link www.apqc.org

Regra de Negócio
São políticas, normas e padrões que influenciam ou guiam o comportamento do negócio. A execução das atividades deve sempre respeitar as regras que o negócio possui. São declarativas e não podem ser decompostas sem perder seus significados.

Stakeholder
São pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Eles podem também exercer influência (positiva ou negativamente) sobre os objetivos e resultados do projeto.

Glossário

ABPMP-BR
Sigla do capítulo brasileiro da associação dos profissionais de processos de negócio (Association of Business Process Management Professionals), uma entidade sem fins lucrativos, independente de fornecedores, dedicada à promoção dos conceitos e práticas de BPM. A ABPMP é orientada e conduzida por praticantes de BPM. Site: www.abpmp-br.org

ACM
Adaptive Case Management (ACM) é uma abordagem que provê suporte a processos não estruturados (baseados em conhecimento, como as próprias metodologias).

APQC
American Productivity & Quality Center (APQC) é uma organização internacional sem fins lucrativos de benchmarking, melhores práticas e pesquisas de gestão de conhecimento. Foi criada em 1977. Sua missão é aumentar produtividade das organizações. Possui um bancos de dados inclusive de classificação de processos – Process Classification Framework – PCFTM. Site: www.apqc.org

Automatização de processos
Aplicação de um sistema de controle a processos produtivos, administrativos ou comerciais com o objetivo de reproduzir as suas funções automaticamente, sem a intervenção direta do homem.

BPaaS
Business Process as a Service (BPaaS) é um processo de negócio (Business Process) completo fornecido como um serviço – por exemplo, processo de faturamento, RH, folha de pagamento, publicidade, dentre outros.

BPM
Business Process Management (BPM) é um enfoque disciplinado para identificar, desenhar, executar, documentar, avaliar, monitorar e controlar processos de negócios automatizados e não automatizados para atingir resultados consistentes, alinhados com objetivos estratégicos da organização. BPM envolve a definição deliberada, consistente e cada vez mais apoiada por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócios ponta-a-ponta, que levam a resultados melhores, criam valor e habilitam a organização a atingir seus objetivos de negócios com maior agilidade.

BPMM
Business Process Maturity Model (BPMM) é um Modelo de Maturidade de Processos de Negócio criado com base no CMMI, em 2008 pela OMG – Object Management Group (http://www.omg.org). O modelo permite que uma empresa se organize e planeje suas metas rumo à maturidade na orientação a processos. Da mesma forma que o CMMI, possui 5 níveis de maturidade, mas que olha diretamente a gestão dos processos de negócio.

BPMN
Business Process Model and Notation (BPMN) é a especificação para modelagem visual de processos com objetivo de promover uma interface simples, mas poderosa que possa ser utilizada tanto por profissionais de processos e sistemas, como por usuários.

BPMS
Business Process Management Sytem/Suite/Software (BPMS) são soluções de aplicações integradas de software para gerenciamento de processos de negócio. (Fonte: CBOK versão 2.0).

BSC
Balanced ScoreCard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.

CBPP
“CBPP® (Certified Business Process Professional) é uma certificação profissional registrada da ABPMP International que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management). Baseia-se em um programa de certificação padronizado mundialmente que reconhece que um profissional atendeu pré-requisitos de experiência prática em gerenciamento de processos e possui conhecimento e habilidade para articular princípios e práticas definidos no Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento da ABPMP, o BPM CBOK®. A certificação CBPP® é uma conquista pessoal, não é uma organização ou unidade de negócio que é certificada.” FONTE: ABPMP-BR

CMMI
Modelo de maturidade de processos de sistemas, software, aquisições ou serviços relacionados de uma organização de TI que sugere implementar práticas específicas e genéricas para aumentas a qualidade e aceitação do produto final e diminuir o retrabalho e refugos. O CMMI contempla cinco níveis de maturidade: inicial, gerenciado, definido, gerenciado estatisticamente e otimizado.

CMMI-DEV
CMMI for Development (CMMI-DEV) é a versão do CMMI que se dirige ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.

IBO
Intelligent Business Operations (IBO) é o conceito que considera a integração entre tecnologias analíticas, de gerenciamento de decisões, sociais e de mobilidade em seus processos, além das aplicações que permitem tudo isso acontecer nas organizações com propósito de tornar as operações de negócio mais inteligentes.

iBPMS
Intelligent Business Process Management Suites (iBPMS) expande o conceito do BPMS pela adição de novas funcionalidades necessárias para suportar o IBO, como análise de negócios em tempo real, processamento de eventos complexos (complex-event processing-CEP), media social para suportar colaboração, além de tecnologias para suportar o crescimento de requisitos para mobilidade. Esse foi um termo que Gartner Group passou a utilizar para representar as tecnologias que trazem essas características.

Modelagem de Processos de Negócio
É um mecanismo utilizado para representar os processos executados dentro de uma organização, podendo representar tanto a situação atual quanto a situação futura.

Modelo de Gestão
Modelos de gestão representam processos de gestão da organização, as autoridades e responsabilidades, papéis e posturas, critérios de avaliação e estilo de gestão, podendo ser utilizados pelas empresas, pois servem como um exemplo já existente de práticas já reconhecidas pelo mercado. Para utilização, as empresas realizam modificações necessárias para a necessidade de cada organização.

PMI
O Project Management Institute (PMI) é a principal associação mundial de gerenciamento de projetos. O PMI foi fundado em 1969 sua meta principal é avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o mundo, de uma maneira consciente e pró-ativa, para que as organizações em todos os lugares apóiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos – e então atribuam seus sucessos a ele.

PCF
Estrutura de Classificação de Processos (PCF – Process Classification Framework) da APQC – American Productivity and Quality Council. Criado originalmente em 1992 pela APQC e por um grupo de membros, a estrutura de trabalho tem sido utilizada por muitas organizações em uma base mundial. Serve como modelo corporativo de alto nível independente de segmento de negócio e permite organizações verem suas atividades a partir de um ponto de vista de processo inter-segmento.
O PCF está disponível para organizações de todos os segmentos de negócio e tamanhos sem qualquer cobrança, visitando o link www.apqc.org

Regra de Negócio
São políticas, normas e padrões que influenciam ou guiam o comportamento do negócio. A execução das atividades deve sempre respeitar as regras que o negócio possui. São declarativas e não podem ser decompostas sem perder seus significados.

Stakeholder
São pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Eles podem também exercer influência (positiva ou negativamente) sobre os objetivos e resultados do projeto.

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